PORQUE O MEDO DO DENTISTA É TÃO COMUM

Dentofobia (odontofobia), ou medo de dentistas, é uma fobia comum entre pessoas de todas as idades. Às vezes está relacionado à iatrofobia, ou medo de médicos, bem como tripanofobia, ou medo de agulhas. A dentofobia pode ser leve ou grave e pode, eventualmente, levar a sérios problemas de saúde.

Tipos

A dentofobia pode ser dividida em vários elementos. A maioria das pessoas com essa fobia teme mais de um elemento, enquanto aqueles com dentofobia grave podem temer todos ou a maioria dos elementos simultaneamente.

Principais motivos associados ao medo do dentista:

• Dor: Até recentemente, a odontologia completamente indolor era difícil ou impossível. Mesmo hoje, alguns procedimentos podem envolver uma pequena quantidade de dor. Muitas pessoas são extremamente sensíveis à dor na boca e temem que a dor possa ser insuportável.
    • Dormência ou engasgo: algumas pessoas, especialmente aquelas que tiveram asfixia ou dificuldade para respirar, têm medo de ter a boca entorpecida. Você pode se preocupar se não conseguirá respirar ou engolir.
    • Sons e cheiros: muitas pessoas, especialmente aquelas que tiveram experiências anteriores ruins com dentistas, têm medo dos sons e cheiros de um consultório dentário, especialmente o som da broca.
    • Agulhas: se você tem fobia de agulhas, pode ter muito medo das injeções que os dentistas usam para anestesiar a boca.

Complicações

Seja devido à genética ou ao comportamento, a saúde bucal varia dramaticamente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas conseguem durar anos entre as visitas ao dentista, com pouco ou nenhum impacto sobre os dentes ou gengivas. Outros são propensos a cáries e doenças gengivais, independentemente da frequência com que escovam e passam fio dental. Se você não é um dos poucos sortudos, a dentofobia pode ter consequências reais em sua vida.

A cárie dentária piora com o tempo. Cavidades pequenas que antes poderiam ser facilmente preenchidas podem levar a dentes quebrados e podres, exigindo uma terapia de canal radicular cara e invasiva e trabalho reconstrutivo. Esse conhecimento pode, por sua vez, diminuir ainda mais a probabilidade de você procurar tratamento, criando um ciclo vicioso.

No mundo moderno, espera-se que tenhamos dentes limpos, saudáveis ​​e brilhantes. Se o seus dentes ficarem quebrados e apodrecidos devido à decadência e negligência, você pode experimentar o estigma social. Pode ser mais difícil conseguir certos empregos. O namoro pode ser afetado e até seus amigos podem começar a conversar. Isso pode levar ao isolamento, depressão, ansiedade social e até retração social.

Em alguns casos, problemas dentários podem causar infecção. O não tratamento da infecção pode fazer com que ela se espalhe, causando doenças médicas. Os tecidos infectados também doem, então a dor não é um efeito incomum da dentofobia.

Como Lidar com o medo do dentista

Se sua dentofobia for grave e paralisante, é melhor consultar um profissional de saúde mental treinado antes de iniciar o tratamento dentário. A terapia cognitivo-comportamental , os medicamentos e a hipnose podem ajudá-lo a controlar o medo.

Quando sua fobia estiver em um nível administrável, você poderá visitar o dentista. No entanto, é importante escolher o dentista certo. A odontologia de hoje é muito diferente do que você pode lembrar. No entanto, nem todos os dentistas usam os mesmos métodos e técnicas para ajudar os pacientes com fobias.

É sempre aceitável agendar uma consulta inicial sem um exame completo e avaliação preliminar. Quando ligar para a consulta, explique que sofre de dentofobia e não está pronto para marcar um exame completo. Essa consulta inicial permitirá que você desenvolva um relacionamento com o dentista e se acostume com suas maneiras e comportamento.

Conforme você avança para outros compromissos, lembre-se de que você está sempre no controle. Defina um sinal com o seu dentista que você possa usar quando precisar de um intervalo e um sinal diferente para que o dentista saiba que você precisa de mais anestésico. Mesmo questões como até que ponto a cadeira está inclinada para trás e a ordem do trabalho executado podem ser discutidas com antecedência. Converse com seu dentista sobre a disponibilidade de sedativos que permitirão que você durma durante o procedimento odontológico.